BLOG

Ex-presidente e líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, morre aos 90 anos em Havana

Noticias

FC4Na noite desta sexta-feira (25), o ex-presidente e líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, 90, morreu às 22h29  (hora de Havana), na capital de Cuba. Ainda neste sábado, o corpo de Fidel será cremado e as cinzas serão enterradas na cidade de Santiago de Cuba, no dia 4 de dezembro, após percorrerem o país numa caravana de quatro dias. Cuba estará em luto oficial por nove dias.

O anúncio de seu falecimento foi dado pelo seu irmão, Raúl Castro, em pronunciamento na TV estatal cubana. «Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz», disse Raúl Castro. Emocionado, o irmão mais novo – que assumiu o posto em lugar de Fidel – terminou o anúncio da sua morte com a frase: «Até a vitória, sempre».

A morte foi lamentada pelo secretário-geral da Coordinación Socialista Latinoamericana (CSL), Beto Albuquerque. Em nota, o líder socialista brasileiro deseja as “mais sinceras condolências ao povo e ao governo cubano” e afirma que “Fidel Castro era o último grande líder político e o maior estadista da América Latina do século XX”.

“Morre um homem fiel a seus princípios de igualdade, dignidade e justiça, que dedicou sua vida a uma causa, a uma pátria e a um povo. Mas que não se limitou a liberar seu povo, como um líder de estatura incomum, emprestou solidariedade a outros povos que lutavam para conquistar sua independência e soberania”, afirma Albuquerque, em nome dos 12 partidos e movimentos de orientação socialista que formam a CSL.

Segundo a nota, “a força do caráter e a inabalável crença de Fidel em um mundo mais justo e igualitário foram capazes de transformar uma pequena ilha do Caribe em uma referência internacional, pelos indiscutíveis avanços sociais alcançados”.

FC_Chile1
Fidel Castro e Salvador Allende

Um dos líderes políticos mais influentes do século XX, Fidel Castro morre 60 anos após desembarcar em Cuba no navio Granma com um grupo de rebeldes vindo do México, para fazer a guerrilha que viria a derrotar Fulgêncio Batista em 1959. Fidel tinha 32 anos quando entrou triunfantes em Havana, depois de enfrentar um exército de 80 mil homens, com apoio dos Estados Unidos. Em seu pior momento, o movimento revolucionário chegou a ter apenas 12 rebeldes e sete fuzis.

Fidel foi visto em público a última vez no dia 15 de novembro, quando recebeu o presidente vietnamita Tran Dai Quang. Em abril, havia feito um discurso no encerramento do Congresso do Partido Comunista Cubano, no qual falou indiretamente sobre a morte – e seu legado – e reafirmou os princípios comunistas.

«Em breve vou fazer 90 anos, isso nunca me tinha passado pela cabeça e não foi fruto de um esforço, foi capricho da sorte. Em breve serei como todos os outros. A vez chega a todos, mas ficam as ideias dos comunistas cubanos como prova de que neste planeta, se se trabalha com fervor e dignidade, se podem produzir os bens materiais e culturais de que os seres humanos precisam e devemos lutar sem trégua para os obter», disse, na ocasião, em tom de despedida.

Em 2006, os problemas de saúde o afastaram temporariamente do comando do país. Dois anos depois, anuncia sua renúncia em um texto publicado no jornal estatal Granma. Fidel Castro foi presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros de Cuba, assim como comandante-em-chefe das Forças Armadas Revolucionárias.

 

Trajetória

Fidel inicia seus estudos na Universidade de Havana em 1945, onde conhece o nacionalismo político cubano, o anti-imperalismo e o socialismo, e se formou em Direito em 1950.

Em 1948, Fidel viaja para a República Dominicana em uma expedição para tentar derrubar o ditador Rafael Trujillo, que foi fracassada. Ao voltar para a faculdade, ele se junta ao Partido Ortodoxo, fundado para combater a corrupção no país.

Em 26 de julho de 1953, cerca de 150 pessoas atacam o quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, em uma tentativa de derrubar Batista. O ataque falha e Fidel é capturado. Após julgamento, ele é condenado a 15 anos de prisão. O incidente, no entanto, o torna conhecido no país.

Em 1955, Fidel é anistiado, e funda o Movimento 26 de Julho, de oposição ao governo. Nessa época, ele se encontra pela primeira vez com o revolucionário Ernesto ‘Che’ Guevara e se exila no México.

Em 1957, junto com Guevara e mais 79 expedicionários, chega a Cuba a bordo de um navio e tenta derrubar o presidente, mas é surpreendido pelo Exército e derrotado. Fidel, seu irmão Raúl e Che conseguem escapar e se refugiam na Sierra Maestra, onde travam combates com o governo.

Em 30 e 31 de dezembro de 1958, as vitórias revolucionárias assustam Batista, que foge de Cuba para a República Dominicana. Aos 32 anos, Fidel e os rebeldes conseguem o controle do país.

 

Novo regime

Fidel Castro assume como primeiro-ministro em 1959, após a renúncia de Jose Miro Cardona. Nesta época, são iniciadas as relações com a então União Soviética.

Em 1960, Fidel nacionaliza a indústria açucareira de Cuba, sem pagar indenizações. Três anos depois ele estatizaria as fazendas, ampliando a reforma agrária.

Em abril de 1961, Castro formaliza Cuba como um estado socialista. No dia seguinte, cerca de 1,3 mil exilados cubanos apoiados pela CIA atacam a ilha pela Baía dos Porcos, em uma tentativa de derrubar o governo.

O ataque foi um fracasso – centenas de pessoas foram mortas e quase mil capturadas. Os EUA negam seu envolvimento, mas revelam que os exilados foram treinados pela CIA. Décadas depois, o país confirma que a ação vinha sendo planejada desde 1959. O incidente ajuda a unificar o país e consolida o poder dos revolucionários. Em maio do mesmo ano, Che Guevara assume o Ministério da Indústria.

Em 1962, os EUA ordenam o bloqueio econômico total à ilha, isolando o regime, uma política que se seguiu até a atualidade.

Fidel passa a intensificar sua relação com a União Soviética, com financiamento e ajudas militares. Em outubro de 1962, o país concebe a ideia de implantar misseis nucleares em Cuba, gerando uma crise com os EUA e quase uma guerra nuclear.

Dias depois, o premiê soviético concordou em remover os mísseis com o comprometimento americano de não invadir Cuba.

Em 1965, Che deixa o país para expandir a revolução. Dois anos depois, ele é assassinado na Bolívia. No mesmo ano, Fidel se torna o líder do Partido Comunista cubano. Apoia a luta armada contra o imperialismo na América Latina e na África.

Apesar do comprometimento dos EUA de não invadir a ilha, houve ataques de outras formas, como o bloqueio econômico e centenas de tentativas de assassinato contra Fidel ao longo dos anos. Fidel chegou a dizer que se escapar de tentativas de assassinato fosse um esporte olímpico, ele teria ganhado medalhas de ouro.

Durante seu governo, Fidel investe na educação – foram criadas cerca de 10 mil novas escolas, e a alfabetização atingiu 98% da população. Os cubanos têm um sistema de saúde universal, que reduziu a mortalidade infantil para 11 a cada mil nascidos vivos.

 

Confira neste link uma galeria de fotos sobre a vida de Fidel Castro

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Guatemala

Guatemala: el presidente Bernardo Arévalo ante el desafío de fortalecer las instituciones

Más
México

AMLO: un presidente molesto

Más
Perú

De un Michael Kors a un Rolex: la colección de relojes de Dina Boluarte abre una crisis en el Gobierno de Perú

Más