BLOG

Pobreza e exclusão persistem na América Latina e no Caribe, aponta relatório

Noticias
Mesmo após um quarto de século de avanços sociais, o progresso entre grupos desfavorecidos de América Latina e do Caribe permanece lento, alertou PNUD. Foto: EBC
Foto: EBC

Mesmo após um quarto de século de avanços sociais, o progresso entre grupos desfavorecidos de países da região da América Latina e do Caribe permanece lento, alertou na quarta-feira (21) o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Relatório de Desenvolvimento Humano 2016.

O documento “Desenvolvimento humano para todos” mostrou que, embora o desenvolvimento humano médio tenha melhorado significativamente em todas as regiões do mundo entre 1990 e 2015, uma em cada três pessoas continua a viver em níveis baixos de desenvolvimento humano, medidos pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“O mundo percorreu um longo caminho para reverter a pobreza extrema, melhorar o acesso a educação, saúde e saneamento e para expandir as possibilidades para as mulheres e meninas”, disse a administradora do PNUD, Helen Clark, em discurso no lançamento do relatório, em Estocolmo. “Mas esses ganhos são uma introdução para o próximo, e possivelmente mais difícil, desafio de garantir que os benefícios do progresso global alcancem a todos”, completou.

De acordo com o relatório, a região da América Latina e do Caribe dispõe de alto IDH entre as regiões em desenvolvimento, ficando atrás apenas da Europa e da Ásia Central. No entanto, quando ajustado pela desigualdade, o IDH da região cai quase 25% devido à distribuição desigual dos ganhos de desenvolvimento humano, em particular a renda.

 

Compreendendo padrões de desvantagem em toda a região

O documento mostra também que certos grupos enfrentam desvantagens sistemáticas na região e, para alguns, as lacunas tenderão a aumentar ao longo do tempo, uma vez que os choques e as crises afetam mais esses grupos.

“Este relatório mostra como desvantagens multiplicam desvantagens em toda a região”, disse a diretora regional do PNUD para a América Latina e Caribe, Jessica Faieta.

“Precisamos analisar os números médios – inclusive aqueles que parecem indicar que estamos indo bem — para ver quem está sendo deixado para trás e por quê. E precisamos dar prioridade a esses grupos, alcançando-os e incorporando-os ao progresso geral para garantir o desenvolvimento humano para todos”, completou.

As mulheres, por exemplo, tendem a ser mais pobres na América Latina e no Caribe. O relatório aponta que as mulheres também têm sido tradicionalmente desfavorecidas porque elas assumem a maior parte dos trabalhos domésticos não remunerados, o que lhes deixa com menos tempo para seguir carreiras e ingressar no mercado de trabalho.

As mulheres ocupam somente 28% dos assentos do parlamento na região, e apenas 37% de todos os legisladores e altos funcionários são do sexo feminino.

O relatório também observa que muitos membros dos mais de 400 grupos indígenas na região enfrentam desvantagens sistêmicas que lhes dificultam acompanhar o desenvolvimento. Na Guatemala, segundo o relatório, as crianças não indígenas têm em média o dobro de anos de escolaridade das crianças indígenas.

Na Bolívia, no Equador, no Peru e no México, as crianças não indígenas beneficiam-se de dois a três anos e meio a mais de escolaridade do que as crianças indígenas. Em todo o planeta, os povos indígenas representam 5% da população mundial e também 15% dos pobres do mundo.

“O primeiro e essencial passo para prevenir conflitos e garantir o desenvolvimento pacífico é proteger, promover e garantir os direitos básicos de todos os povos”, afirmou a ativista dos direitos indígenas e ex-presidente do Fórum Permanente das Nações Unidas para as Questões Indígenas, Mirna Cunningham Kain, da etnia Miskitu, em sua contribuição especial para o relatório.

As pessoas que vivem em pequenos países insulares em desenvolvimento na região também enfrentam numerosos desafios, incluindo barreiras econômicas e extrema vulnerabilidade às mudanças globais do clima.

Os obstáculos são especialmente altos para os jovens em busca de trabalho: as taxas de desemprego dos jovens variam entre 18% e 47% entre os países do Caribe (com exceção de Trinidad e Tobago). Além disso, os postos de trabalho disponíveis para os jovens são muitas vezes em áreas de baixa qualificação.

Outros grupos desfavorecidos contemplados no relatório incluem moradores de áreas rurais, pessoas com necessidades especiais e a comunidade LGBTI.

 

Segurança permanece uma preocupação

A segurança continua a ser uma questão crítica para a América Latina e o Caribe, região em desenvolvimento mais urbanizada do mundo, com quase 80% da população vivendo em áreas urbanas.

A taxa de homicídios da região, em 21,6 por 100 mil pessoas, é 14 vezes maior que a taxa mais baixa da Ásia Oriental e do Pacífico. A região também tem taxa de encarceramento muito elevada — cerca de 244 por 100 mil pessoas — em comparação com 48 no Sul da Ásia e 88 na África subsaariana.

Em dez países do Caribe, a porcentagem de meninos em idade escolar que admitiram seu envolvimento em quadrilhas (gangues) variou de 17% a 24% em 2012. As mulheres ainda enfrentam muitas ameaças físicas e psicológicas: na Colômbia, há cerca de 100 ataques com ácido às mulheres por ano. De acordo com uma pesquisa de opinião, apenas 40% das pessoas na América Latina e Caribe (ALC) se sentem seguras.

No entanto, há tendências positivas. O milagre de Medellín na segunda maior cidade da Colômbia é exemplo de como uma abordagem multidimensional pode transformar uma cidade, que um dia foi célebre por sua taxa de homicídios (380 por 100 mil pessoas em 1991), em um lugar próspero e agradável para se viver.

“O desenvolvimento humano para todos é um compromisso que transcende nosso país e queremos que nosso trabalho impacte e enriqueça as vidas de cidadãos de outras nações”, afirmou o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2016, em sua contribuição especial para o relatório.

O acordo de paz na Colômbia está sendo implementado para pôr fim ao mais longo conflito armado na América Latina e no Caribe, o qual deixou mais de 6 milhões de pessoas internamente deslocadas na Colômbia, número entre os mais elevados do mundo.

 

Como enfrentar obstáculos

Para Helen Clark, do PNUD, ao eliminar normas e leis sociais profundas, persistentes e discriminatórias, e ao lidar com o acesso desigual à participação política, que têm impedido o progresso de tantos, a pobreza pode ser erradicada e um desenvolvimento pacífico, justo e sustentável pode ser alcançado.

Com esse fim, o relatório apela por atenção ao empoderamento dos mais marginalizados da sociedade e ao reconhecimento da importância de dar voz a eles nos processos de tomada de decisão.

O documento também pede análise mais refinada para subsidiar ações, inclusive mudar a avaliação do progresso em áreas como participação e autonomia. Os dados-chave, desagregados em características como local, sexo, status socioeconômico e etnia, são vitais para identificar quem está ficando para trás.

“Apesar das lacunas no progresso, o desenvolvimento humano universal é alcançável”, afirmou o diretor do Escritório do Relatório de Desenvolvimento Humano e principal autor do relatório, Selim Jahan. “Nas últimas décadas, temos testemunhado conquistas no desenvolvimento humano que antes eram consideradas impossíveis”.

O relatório destaca a importância da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável para aproveitar esses ganhos, observando que a agenda e a abordagem de desenvolvimento humano se reforçam mutuamente.

 

Sobre o relatório

O Relatório de Desenvolvimento Humano é uma publicação editorialmente independente do PNUD. Para obter downloads gratuitos do Relatório de Desenvolvimento Humano 2016, além de materiais de referência adicionais dos índices, visite: http://hdr.undp.org.

Relatório de Desenvolvimento Humano 2016 http://report.hdr.undp.org/.

Últimos do Blog
Noticias

Gobierno de Bolivia entregará títulos de tierra a campesinos

Más
Noticias

Colombia. Los cinco precandidatos presidenciales que ya tiene el Pacto Histórico para 2022

Más
Noticias

Nito Cortizo aseguró que en su administración no se han realizado escuchas ilegales

Más
Noticias

Enrique Sánchez está enfocado en refundar el Partido Febrerista

Más
Noticias

PRI y PRD pierden más del 70% de su militancia

Más
Noticias

Legislativo de Ecuador instala mesa sobre demandada ley de educación

Más
Noticias

Castillo nombra a primer ministro de izquierda en Perú y deja pendiente al de Economía

Más
Noticias

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e garante direito à aposentadoria de 155 mil mulheres

Más
Noticias

PRD pide a ciudadanos no participar en la consulta popular del 1 de agosto

Más
Noticias

Bolsonaro emprende nueva reforma ministerial para sumar apoyos en el Congreso

Más
Noticias

La hora de Pedro Castillo

Más
Noticias

Colombia Humana, UP y MAIS se declararon en oposición a Claudia López

Más
Noticias

Proyectos que ha realizado la alcaldía de Claudia López

Más
Noticias

Presidente del partido de izquierdas uruguayo deja su cargo y llama a unión

Más
Noticias

Mónica Fein será precandidata a diputada nacional y enfrentará a la lista de Pablo Javkin

Más
Noticias

Narváez marca primeras diferencias con candidatura de Provoste: “La realidad que hemos visto, es que es una reacción a las encuestas”

Más
Noticias

Presidente del PS, Álvaro Elizalde, asegura que Narváez no bajará su candidatura en favor de Yasna Provoste

Más
Noticias

Nicaragua: el régimen continúa con la persecución a opositores y Ortega aseguró que “no hay espacio para la negociación”

Más
Noticias

Colas para hacerse con un hueso de carne: el hambre se dispara en Brasil

Más
Noticias

Sí Por México llama a PAN, PRI y PRD a buscar candidato de unidad para las elecciones de 2024

Más
Noticias

Pedro Castillo teje una red de apoyos para gobernar Perú en un escenario adverso

Más
Noticias

La Policía investiga a Bolsonaro por supuesta prevaricación en la pandemia

Más
Noticias

Gustavo Petro brasileño está cansado de que lo culpen de todo en Twitter

Más
Noticias

Claudia López acusa a Petro de ‘incendiar a Colombia’

Más
Noticias

Ex-ministro da Defesa da Bolívia planejou segundo golpe usando mercenários dos EUA

Más
Noticias

Cuba logra la primera vacuna latinoamericana con datos de efectividad al nivel de Pfizer y Moderna

Más
Noticias

Presentan en Ecuador propuesta para ley de aborto por violación

Más
Ecuador

El asalto a la Embajada de México en Quito sume a Ecuador en el caos político

Más
Brasil

Genealogía y bases del neofascismo brasileño

Más
Bolivia

El Grupo de Puebla no logra reconciliar a Evo Morales y Luis Arce, que van rumbo a la colisión

Más